quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bioagradável (Marta Eugênia)



Minha mãe costumava dizer que não entendia como uma menina de quatro ou cinco anos tinha a paciência de sentar-se numa pedra e ficar lá por horas a olhar a natureza. Eu dava risada desses comentários. Mas sempre tive essa mania mesmo. De vez em quando me pego parada, cismada como se tivesse um capim na boca, e mesmo morando em apartamento, aproveito um pedaço apenas da árvore, do céu, oferecidos pelas janelas ou pelo espaço aberto na área de serviço.
É intrigante essa atitude de olhar pra trás. Ou mesmo de ser despertada no gerúndio por algo novo, diferente. Pra mim, geralmente esbarro com a poesia. As cenas, as palavras, os gestos que me tomam algumas vezes no cotidiano injetam em mim, de algum modo, o soro da poesia.
Mas nem sempre estive ciente disso. Só de uns anos pra cá. Eu não sabia que a poesia estava de olho em mim. Isso foi acontecendo aos poucos. Eu adoro ler desde criança, aprendi a ler cedo e naquele tempo, as crianças só freqüentavam a escola a partir dos sete anos. E eu ficava torcendo pra atingir logo tal idade e ir pra escola.
Tive uma professora de Português que levou pra sala, na minha quarta série (fundamental) a música do Chico Buarque: A Banda. Aquilo me emocionou tanto! Além disso, antes de ir pra escola em Arapiraca, interior de Alagoas, havia um programa na rádio onde o Zé do Rojão balançava um chocalho no intuito de despertar os moradores da região, os ouvintes. Contudo, despertava mesmo era a poesia dentro de mim. Ele recitava poemas de Zé da Luz, logo depois. Relíquias da vida.
Eu já tive momentos mambembes com o Palhaço Biribinha e seu circo engraçado. Onde muitas vezes conversamos sobre teatro e a Farsa (teatro de costumes) que era apresentada no circo de seu pai em outros tempos.
Já tive meu pai no quintal da casa pedindo paciência a um gato com fome, enquanto ele cortava a carne em tirinhas.
Já tive minha avó colhendo quiabos na horta e ralando comigo sobre meus desastres de catar nos monturos pedaços de vidro (garrafas quebradas) e cortando o dedo polegar. Ela nem sabia que tais cacos tinham ares de diamante.
Já tive minha mãe dizendo à enfermeira aos sussurros: é boa menina, ela faz poesia, coisa que não dá dinheiro.
Já tive primas que no meio das brincadeiras, nos agarrávamos pelos cabelos e aos socos e xingamentos por eu ser uma neta bastarda. Logo depois, toda arranhada eu perguntava a minha vó enquanto ela colocava remédio no meu nariz: o que é bastarda, hem vó?
Já tive um amor que recitou pra mim a letra de uma música do Gonzaguinha.
Já tive um poema roubado.
Já tive um crucifixo italiano doado por uma amiga que eu adoro e que já me mandou tomar naquele lugar quando brigamos e que me perguntou onde estava o crucifixo ao me acompanhar ao hospital quando adoeci.
Já tive poemas e inocências importantes.
Hoje, tenho muitos poemas por fazer.
Hoje tenho o direito de inventar outra vez o que já tive.Por quantas vezes eu quiser.

11 comentários:

  1. Simplicidade é tudo na vida! Porque ser simples, é bem complexo...
    Andei sumida das coisas, ou as coisas é que andaram sumindo de mim? Sendo assim, vim te visitar e te convidar para visitar meu Blog. Mais ainda, visitar a página que estou construindo aos poucos, com meus poetas preferidos Você comparece, óbvio!
    Aproveito para dar um palpite: mude o fundo do para uma cor clarinha, vai ficar muito melhor para ler as coisas lindas que escreves...
    http://coisasdeada.blogspot.com/
    Aproveite para ser minha seguidora, vai!!!
    Feliz 2012 Beijos

    ResponderExcluir
  2. muito bonita a poesia, me vi dentro dela, tá ficando cada vez melhor, te amo !

    ResponderExcluir
  3. A gente sempre se identifica com a simplicidade. Uma prosa carregada de poesia.

    Eu.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de está incluso neste universo, quem sabe ate esteja, quem sabe, não? Talvez tenha sido eu a te declamar Gonzaguinha, acho que não; Não lembro! Mas me recordo muito bem que chorei rios com sua partida e hoje me alegro infinitamente com o dom de sua volta. Se fiz poesia não sei... Derramei sentimentos?

    ResponderExcluir
  5. Como eu queria ter te conhecido antes, bem antes de teus...mas primeiro surgiu pra mim teu nome aliado a tuas palavras...depois poemas e teu semblante inesquecivel. sou teu fã agora e para sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Ah, quem me dera ser capaz de escrever assim...

    ResponderExcluir
  7. Bárbara Maria Lemos Palmeira27 de janeiro de 2012 às 10:38

    Também já tive inocências maravilhosas...Esta crônica é fácil de qualquer pessoa identificar-se.

    ResponderExcluir
  8. Marildes Nunes Ferreira27 de janeiro de 2012 às 10:41

    Um texto cheio de sentimentos e revelações mnemônicas.

    ResponderExcluir
  9. Alysson Ignácio O. Gusmão27 de janeiro de 2012 às 11:00

    Como as palavras obedecem a um ritmo tão cheio de sentimentos, é incrível como as palavras conseguem dizer muito mais nas mãos d quem sabe.

    ResponderExcluir
  10. Maisa márcia de Carvalho27 de janeiro de 2012 às 11:02

    Já estava com saudades de visitar seu blog. Que belo texto, poetisa.

    ResponderExcluir
  11. Encontrei este blog por acaso e sinto muita alegria quando vejo crônicas como esta. Belo texto, rico em cotidiano e vantagens emocionais.Gostaria de conhecê-la um pouco mais.

    João Santana

    ResponderExcluir