domingo, 24 de novembro de 2013

Um pouco de Biografia




Apesar de ter nascido no Estado da Bahia, Alagoas me conhece bem melhor. Foi em Arapiraca que nasci como poeta. Meu primeiro poema “Quanto Tanto” apareceu pra mim numa manhã de segunda-feira. Enquanto abria os olhos para o dia, as palavras me diziam para levantar e registrar o poema. Nasceu e nem precisou de rabiscos ou de uma olhada de segunda mão, como fazem as pessoas que escrevem. Nasceu pronto pra ser o que é até hoje.
Arapiraca me pariu como poeta e isso me induz a querer ser filha daqui. Aliás, meu primeiro poema é meu registro de nascimento. “Aliás, de novo, minha mãe teve que fazer uma segunda via do meu Registro de Nascimento” quando chegamos por aqui no ano de setenta e dois. No cartório da Dona Lourinete, se não me engano. Talvez por essa situação também eu me sinta arapiraquense.
“Quanto Tanto” estava impresso no uniforme dos estudantes do curso de letras/Inglês da UNEAL (FUNESA, na época) por decisão da turma. Uma ideia que partiu de uma das alunas do curso por ter visto o poema em meu caderno sobre a cadeira da sala de aula. Eu também era aluna nessa turma. A aluna Marildes Nunes o leu na hora da aula de Linguística, o poema caíra no gosto dos presentes, o que me tocou bastante.


Eu era menina e vivia a minha infância de sete anos na Escola Estadual Aurino Maciel e minha professora de Português levou a música do Chico Buarque A Banda e a letra para acompanhá-la. Nem lembro mais o nome da professora desse tempo. Creio que isso se deu no ano de 1975 ou 1976. Mas foi impossível esquecer aquela sensação de visita poética, hora em que a poesia puxou-me pelos sentidos. E puxou-me para sempre.
Na inauguração do Memorial da Mulher nesta cidade o Quanto Tanto estava escrito em uma de suas paredes e durou um bom tempo por lá.
Atualmente atuo como professora de Língua Portuguesa e Literatura e desenvolvo oficinas de poesia em Eventos Literários como: Letras no Palco, o qual acontece todos os anos na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Continuo produzindo textos poéticos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário